segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

È so alegria em Canidé de São Francisco...

CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO – SERGIPE: O PORTAL DO COMPLEXO XINGÓ



CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO: PORTAL DO COMPLEXO TURÍSTICO XINGÓ

Para quem deseja curtir além do sol e mar do Nordeste a dica é seguir rumo ao Complexo Turístico Xingó, que tem como portão de entrada a cidade de Canindé de São Francisco, localizada a 200 Km da capital de Sergipe, Aracaju. O Cânion do Xingó – principal atrativo turístico do Complexo integra nas águas do rio São Francisco os Estados de Sergipe, Alagoas e Bahia.

Atrativos - Conhecido como o Complexo Turístico Xingó, o ideal é reservar no mínimo dois dias para descobrir os atrativos como: passeio de catamarã Lago e Cânion do Xingó; Rota do Cangaço (incluindo o local aonde Lampião e Maria Bonita foram mortos), e que integra a bela cidade histórica alagoana de Piranhas e a sertaneja Poço Redondo (SE); Museu Arqueológico do Xingó - MAX e os Sítios Arqueológicos, bioma caatinga e lago da Fazenda Mundo Novo; Usina Hidrelétrica de Xingó e até desvendar as trilhas ecológicas com os trilheiros do sertão.

Cultura - A região é rica em diversidade cultural e ter a oportunidade de participar de uma apresentação do grupo folclórico "Cavalhada de Canindé" é reviver a "guerra" entre os mouros e cristãos. Um bate papo de meia hora, com o jovem Zé Leobino, 85 anos, a margem do rio São Francisco é um diferencial do roteiro turístico cultural. Não deixe de conhecer Dona Alzira Marques – a Rainha do Xaxado, 87 anos e que manteve contato com o bando de Lampião.

Artesanato - Em Canindé o artesanato é variado. O município participa do Projeto do Artesanato Associado ao Turismo, desenvolvido pelo Sebrae e o Ministério do Turismo, onde produto como o mel de abelha passou a ser destaque. A produção de cosméticos a base de mel de abelha e leite de cabra, a exemplo do sabonete já estão nas prateleiras das lojas de artesanato do município. O Projeto de Irrigação Califórnia é responsável pela produção de cultura agrícola com destaque para o quiabo e goiaba. Visita a Loja de Artesanato Cidadã, na Praça Ananias Fernandes em Canindé.

Embarcar nos roteiros turísticos do Complexo Xingó é algo inexplicável. Primeiro pela diversidade do lugar e segundo porque a força do povo sertanejo, uma demonstração do quanto é possível ser feliz em um pedacinho esquecido do Brasil.

IMAGENS

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Conheça Aracajú....

Aracaju Pontos Turísticos - Aracaju Sergipe

Orla de Atalaia

Um dos principais cartões postais da cidade, com a Av. Santos Dumont, tem 6km de extensão, sendo totalmente equipada para o lazer. Tem iluminação especial para banhos noturnos, quadras poliesportivas, e um complexo de bares e restaurantes. É um dos principais pontos de concentração da noite sergipana.

Centro Histórico

Completamente revitalizado, o Centro Histórico de Aracaju é um passeio pelo passado. Os casarões, os mercados Antônio Franco e Thales Ferraz - recentemente recuperados e transformados em centro de cultura e lazer -, a Praça Fausto Cardoso, a mais antiga da capital, o Parque Teófilo Dantas - com sua feira de artesanato -, o Palácio Olímpio Campos , o Centro de Turismo e Museu de Artesanato, a Ponte do Imperador - um ancoradouro, construído em 1859 para desembarque do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Teresa Cristina, que visitaram Sergipe em 1860 -, a Igreja São Salvador - primeira igreja de Aracaju, construída em 1857 -, e a Catedral Metropolitana - com sua cúpula ornamentada com belíssimas pinturas do século XIX -, oferecem ao turista uma visão completa de como Aracaju nasceu e progrediu.

Colina de Santo Antônio

Imperdível, também, é uma visita à Colina de Santo Antônio, primeiro aglomerado urbano da cidade, que dá ao turista do alto uma panorâmica de toda Aracaju, do estuário do rio Sergipe e da ilha de Santa Luzia. No local foi realizada a reunião da Assembléia Provincial que definiu a transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju.
No seu ponto mais alto está a Igreja de Santo Antônio, que no dia 13 de junho é tomada pelo povo para homenagear o santo casamenteiro.

Mirante / Calçadão da Praia 13 de Julho

Vista panorâmica da Ilha de Santa Luzia e do manguezal do rio Sergipe. Área de lazer com pistas de skate e bicicross, ciclovia, quadras esportivas e parque infantil.

Mercado Thales Ferraz

Inaugurado em 1949.
Lá é comercializado todo tipo de mercadoria como artesanato, frutas, confecção, aparelhos eletrônicos...

Praça Fausto Cardoso

A mais antiga da capital, servindo de ponto de partida para sua expansão.

Palácio Olímpio Campos

Onde acontece a feira de artesanato.

Museu de Artesanato

Espaço destinado ao resgate da história sócio-econômica, cultural e artística do Estado, reunindo 6.000 peças. Av. Beira Mar, 626 – Praia 13 de Julho / Aracaju - SE / Fone: (79) 3211- 3579.

Ponte do Imperador

Trata-se na verdade de um ancoradouro, construído em 1859 para desembarque do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Teresa Cristina, que visitaram Sergipe em 1860.

Igreja São Salvador

Primeira igreja de Aracaju. Foi fundada em 1857 e está localizada entre os Calçadões das Laranjeiras e João Pessoa.

Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana de Aracaju, localizada no Parque Teófilo Dantas, no centro da cidade, é um dos mais significativos monumentos da arquitetura religiosa de Aracaju. Fundada em 1862, sua cúpula é ornamentada com belíssimas pinturas do século passado.

Terminal Pesqueiro

Localizado no rio Sergipe.

Colina de Santo Antônio

Ponto onde se estabeleceu o 1o povoamento de Aracaju. Na Colina de Santo Antônio foi realizada a reunião da Assembléia Provincial que definiu a transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju. Ponto mais alto da cidade, dali, se tem uma vista privilegiada de Aracaju, do rio Sergipe e da Ilha de Santa Luzia.

Igreja do Santo Antônio

Localizada na Colina do Santo Antônio, local da fundação da cidade. Possui um mirante que proporciona uma fantástica vista. Em 13 de julho, a colina é tomada pela festa em homenagem ao santo casamenteiro.

Ilha de Santa Luzia

Onde se localiza a Praia de Atalaia Nova, que se estende por cerca de 30 km e recebe nomes diferentes como Olho d´Água, Capuã, Jatobá, Flecheiras, Canal, Touro e Porto Grande.

Mirante / Calçadão da Praia 13 de Julho

Possui uma vista panorâmica da Ilha de Santa Luzia e do manguezal do rio Sergipe. Tem pistas de skate e bicicross, ciclovia, quadras esportivas e parque infantil.

Igreja São Judas Tadeu

Conhecida como Igreja dos Capuchinhos, fica situada na parte alta da cidade, de onde se tem uma visão 360° de Aracaju. Além de mirante, o Alto dos Capuchinhos é um local utilizado para meditações e preces.

Museus

Parque da Cidade

Parque da Sementeira

Parque Teófilo Dantas

Onde localiza-se a Catedral Metropolitana.

Praça Tobias Barreto

Com feira livre aos domingos.

http://www.conhecasergipe.com.br/aracaju_pontos_turisticos.asp