segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

È so alegria em Canidé de São Francisco...

CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO – SERGIPE: O PORTAL DO COMPLEXO XINGÓ



CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO: PORTAL DO COMPLEXO TURÍSTICO XINGÓ

Para quem deseja curtir além do sol e mar do Nordeste a dica é seguir rumo ao Complexo Turístico Xingó, que tem como portão de entrada a cidade de Canindé de São Francisco, localizada a 200 Km da capital de Sergipe, Aracaju. O Cânion do Xingó – principal atrativo turístico do Complexo integra nas águas do rio São Francisco os Estados de Sergipe, Alagoas e Bahia.

Atrativos - Conhecido como o Complexo Turístico Xingó, o ideal é reservar no mínimo dois dias para descobrir os atrativos como: passeio de catamarã Lago e Cânion do Xingó; Rota do Cangaço (incluindo o local aonde Lampião e Maria Bonita foram mortos), e que integra a bela cidade histórica alagoana de Piranhas e a sertaneja Poço Redondo (SE); Museu Arqueológico do Xingó - MAX e os Sítios Arqueológicos, bioma caatinga e lago da Fazenda Mundo Novo; Usina Hidrelétrica de Xingó e até desvendar as trilhas ecológicas com os trilheiros do sertão.

Cultura - A região é rica em diversidade cultural e ter a oportunidade de participar de uma apresentação do grupo folclórico "Cavalhada de Canindé" é reviver a "guerra" entre os mouros e cristãos. Um bate papo de meia hora, com o jovem Zé Leobino, 85 anos, a margem do rio São Francisco é um diferencial do roteiro turístico cultural. Não deixe de conhecer Dona Alzira Marques – a Rainha do Xaxado, 87 anos e que manteve contato com o bando de Lampião.

Artesanato - Em Canindé o artesanato é variado. O município participa do Projeto do Artesanato Associado ao Turismo, desenvolvido pelo Sebrae e o Ministério do Turismo, onde produto como o mel de abelha passou a ser destaque. A produção de cosméticos a base de mel de abelha e leite de cabra, a exemplo do sabonete já estão nas prateleiras das lojas de artesanato do município. O Projeto de Irrigação Califórnia é responsável pela produção de cultura agrícola com destaque para o quiabo e goiaba. Visita a Loja de Artesanato Cidadã, na Praça Ananias Fernandes em Canindé.

Embarcar nos roteiros turísticos do Complexo Xingó é algo inexplicável. Primeiro pela diversidade do lugar e segundo porque a força do povo sertanejo, uma demonstração do quanto é possível ser feliz em um pedacinho esquecido do Brasil.

IMAGENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário